Twin peaks: episódio 16 da lei arbitrária - avaliação

de Seriable Mark Jones Comentários de Twin Peaks Episódio 16 - "Lei arbitrária"

Eles dizem que a aprendizagem é 20-20 e apesar de sonhos proféticos pode não ser tão clara, os poderes que estar atrás Twin Peaks certamente poderia ter feito com uma visão Red Room de estilo em 1990. Para os últimos episódios coisas têm vindo a construir até a revelação definitiva do assassino de Laura, um fato que finalmente selou o destino inconclusiva do show. Episódio 16 é o momento em que o show implode embora ainda consegue se classificar entre as séries `melhor.

Após saudação-nos com o close-up do rosto de Maddy envolto em plástico, Episódio 16 cortes para um tiro de Tanoeiro, Albert, Harry e Falcão caminhando em silêncio por um caminho. Albert apresenta a evidência do corpo de Maddy para Cooper - o cut-out letra "O" e os cabelos fox que Leland tem do escritório de Ben. Harry está ansioso para colocar Ben embora para sempre, mas Cooper pede por mais vinte e quatro horas para resolver o caso usando seus métodos. Harry concorda e o relógio está definido tique-taque indicar ao público que o mistério em breve será resolvido. Esta primeira cena dá um tom sombrio e é o discurso de Albert para Cooper que realmente define as rodas em movimento que vai levar à captura do Leland possuía;

"Cooper, uma observação. Eu não sei onde isso é dirigido, mas a apenas um de nós com as coordenadas para o destino em seu hardware é você. Vá em qualquer busca de visão que você precisa, ficar na borda do vulcão, ficar sozinho e faça sua dança, basta encontrar esta besta antes de ele tomar outra mordida. "

Diz Albert Rosenfield possivelmente em sua cena mais sincero, jogou tão bem por Miguel Ferrer. Cooper é definitivamente em um caminho agora e enquanto é tudo muito excitante ele tem a sensação de acontecendo muito rápido. Existem alguns grandes momentos, como Donna overhearing Andy repetindo as palavras de Harold SmithNota do suicídio para si mesmo no Double R, que unem perfeitamente os fios de Donna e história do detetive, mas todos contribuem para a sensação de impulso apressada. Antes que ele se enforcou Harold sai uma página do diário de Laura com o seu próximo, dirigida a Donna. A página descreve o mesmo sonho Sala Vermelha de Cooper e como Laura planeja morrer para finalmente ser livre de Bob.

É claro desde o ir buscar que o tempo de Bob / de Leland é quase para cima e, mais tarde, parece que ele está prestes a colocar Donna em sua bolsa morte bem antes que ele é capturado. Graças a uma distração Harry, Donna permanece ilesa e ela sai correndo para atender James quando ela percebe o que aconteceu com Maddy.

Em uma das cenas menos emocionantes, embora igualmente prejudicial para a plotagem dos episódios mais tarde, Donna atende James e diz-lhe que ela tinha deduzido que aconteceu. James está compreensivelmente chateado, mas menos compreensivelmente repente declara suas intenções de deixar Twin Peaks marcando o início de uma das grandes histórias go-em nenhuma parte da série.

Enquanto isso as coisas mais interessantes estão acontecendo, e seguindo seu intestino Cooper reúne um grupo de pessoas no Roadhouse- Ben, Leo, Bobby, Leland, Ed, Albert, Harry e Hawk. Entre eles estão os principais suspeitos no caso do assassinato de Laura, mas alguém está em falta. Logo o Major Briggs, em uma das duas aparições serendipitously ímpares, vira para cima com o garçom idosos que parece ser o navio através do qual o gigante viaja quando ele não está aparecendo a Cooper em visões. Em outro grande pedaço de escrita, Cooper descreve seus métodos para a pequena multidão que se reuniu;

"Senhores, dois dias atrás, um jovem foi assassinado por um mesmo indivíduo Acredito responsável pela morte de Laura Palmer. Tenho razões para acreditar que o assassino está nesta sala. Como membro do Bureau Passo a maior parte do meu tempo à procura de respostas simples a perguntas difíceis. Na busca do assassino de Laura I têm orientações da Mesa empregados, técnica dedutivo, método tibetano, instinto e sorte. Mas agora eu me encontrar em necessidade de algo novo que, por falta de uma palavra melhor, chamaremos mágica ".

Magic é certo e, como acontece com muitos elementos deste episódio, embora parece que a conclusão é ser apressado a forma como é executada é perfeito. Depois ele chega o velho garçom entrega Cooper um chiclete, que Leland observa é o seu tipo favorito. Isso desencadeia a memória do Cooper e piscando de volta para o seu sonho Red Room desta vez o detetive se lembra do que Laura sussurrou em seu ouvido - "meu pai me matou". Tendo completado sua missão de resolver o assassinato de Laura anel de Cooper é devolvido a ele pelo gigante. Como sempre a cinematografia é grande, mas o retorno do anel parece ser particularmente influente, a maneira como ele cai no chão e como Cooper olha para ele é mais do que um pouco que lembra a famosa cena em O senhor dos Anéis.



Pensando truques rápidos Cooper Leland a voltar para a delegacia com Ben, Harry é avisado de antemão e em vez de Ben, Leland é empurrado para a sala de interrogatório. O que se segue não só amarra para o bem a questão do assassino de Laura, mas apresenta alguns atuação incrível da parte de Ray Wise. Cooper começa a conversar com Bob pela primeira vez através de Leland confessando tudo o que aconteceu, sabendo que em breve ele irá deixar o corpo que ele habita, que ele aparentemente possuía desde Leland era uma criança, e quando ele faz isso Leland vai se lembrar cada coisa horrível que ele fez.

É claro Bob não está feliz por ter sido temporariamente preso, mas a chuva causada pelos sprinklers, partiu pela fumaça do cigarro de Dick Tremayne, é a única coisa que realmente faz com que ele vai.

"Eu vou te pegar com o meu saco de morte, você pode pensar que eu fui louco, mas eu prometo que vai matar novamente" cantos Bob antes que os sprinklers são ajustados fora e ele define sobre a matança de Leland.

O contraste entre a loucura de Bob e Leland angustiado depois que ele é deixado para morrer é incrivelmente eficaz, e como os sprinklers continuar a regar é difícil não se sentir um pouco úmido na área dos olhos. MacLachlan faz um bom trabalho de orientação Leland para a luz eo show poderia ter terminado assim que ele passou e não teria sentido errado.

Após o passeio emocional de força que foi o desempenho de Ray Wise como a Leland brevemente un-possuído, os meninos montam fora da delegacia de polícia para refletir sobre o que acaba de acontecer. O major também aparece nesta cena, presumivelmente indo para um passeio depois de sua aparição no Roadhouse, e empresta seus pontos de vista sobre a situação antes de continuar seu caminho. Enquanto a posição de Harry que ele acha difícil acreditar em Bob como uma força mágica é confuso, dada a forma como ele está dito anteriormente que sempre houve uma presença escuro na floresta, a conversa vai formar as bases bambas para parcelas futuras. Como Harry diz na conclusão do episódio "mas onde está Bob agora?" A pergunta que vai levar a um final emocionante, embora uma que leva muito tempo para construir até.

Naturalmente, este episódio é luz sobre a comédia, mas há uma cena muito engraçada onde Katherine aparece na cadeia de Mr. Tajamura, levando Ben até finalmente revelar a sua identidade através de seus pés. Ele ansiosamente assina o Ghostwood Mill e terras até ela mas ela parafusos por cima dele e se recusa a ser seu álibi. É claro, o ponto será discutível de qualquer maneira como ele é descoberto que ele não matou Laura mas é muito divertido vê-lo se contorcer.

episódio 15 teve suas falhas, mas 16 é uma verdadeira jóia. A escrita e as performances são todos local, embora para qualquer um assistir, pela primeira vez, sem saber onde uma temporada terminou e a segunda temporada começou, ele pode parece que este é o fim da primeira temporada. Teria sido perfeito se tivesse sido no final, e não no meio, a segunda temporada.

É interessante observar retrospectivamente, porque o impacto que teve sobre os futuros programas serializados é tão clara. Revelar a identidade do assassino de Laura poderia ser comparável a dizer-nos que um homem chamado Jacob que vive em um pé gigante foi responsável por trazer 815 a meio caminho ilha através segunda temporada PERDIDO, antes de Locke explodiu a escotilha. o assassino de Laura Palmer foi o Jacob de Twin Peaks, e mais tarde no White Lodge será a escotilha que os empreendimentos Cooper em para. Agradecidamente, PERDIDO foi autorizado a deixar seus maiores mistérios sem resposta, mas entre a revelação de Twin Peaks`Maior segredo ea acumulação da trama White Lodge, que poderia ter salvado o show ela se esforçava para encontrar seus pés.

9.5/ 10 Estrelas Seriable

Artigos relacionados