Carnivàle: 1,09 insônia - avaliação

de Seriable Mark Jones comentários Carnivàle 1.09 - "Insomnia"

O título do Carnivàle`s nona edição vem da relutância de Ben para dormir, mas mais importante do que a falta de descanso é a idéia de que se você não dormir, você não pode sonhar, que é exatamente o que ele está tentando evitar fazer neste episódio. Ele não é o único a ter problemas com visões e ambos Sofie e Lodz ver as coisas em suas mentes olho que eles desejam que não tinha, em um dos dois episódios dirigidos por Jack Bender, mais conhecido por seu trabalho em PERDIDO.

No que se refere Ben, há revelações em abundância e tudo decorre de suas tentativas para não dormir. Suas novas formas Insomniac encontrados parecem frustrar Lodz, que deixa claro que os sonhos que ele tem são importantes para decifrar seu destino e se refere a eles como Ben sendo "atingido". Não está claro se é Lodz, Gestão ou outra pessoa fazendo a atingir mas indica que se Ben está fazendo o papel do aprendiz obediente ou não, tudo vai planejar para quem o está manipulando. Este sentido de ser controlado é importante, pois torna-se claro que há mais do que apenas o destino orientar Ben. Ele torna-se um mistério fascinante e certamente antecipa certos elementos de PERDIDO, incluindo a ser manipulado por um líder misterioso e destino vs livre arbítrio.

A bomba também é descartado, embora possa ter parecido óbvio antes de agora (é difícil dizer quando já revendo saber todas as respostas), que Henry Scudder está no fato de o pai de Ben. Não há grande acúmulo como você poderia esperar de outras séries, como Samson apenas casualmente anuncia que em sua conversa com Ben no início. A cena mais tarde, onde ele diz ao fugitivo chain gang que ele sabe, vê Michael J Anderson virar charme de Samson todo o caminho até quando ele vem limpo com Ben sobre a imagem de sua mãe, durante todo o tempo de colagem uma carapaça de tartaruga para uma boneca de criar um "menino tartaruga" para o show "bola de fogo" que pretende colocar. Seus motivos provar difícil discernir, mas parece Ben confia nele mais neste momento do que Lodz mesmo que para o público é difícil dizer de que lado ele deve estar aceso, se houver.

As coisas estão de volta em forma escura bem desta vez eo público é oferecido várias cenas verdadeiramente assustador para mantê-los acordados durante a noite eles mesmos. Primeiro e mais importante delas é a visão transmitida para Sofie de sua mãe Apollonia em que ela entra em seu trailer para encontrá-la dobrada mãe sobre a mesa ter sido estuprada por um homem com uma árvore tatuado em suas costas. As imagens do estupro é preocupante em si, mas o momento arrepiante real é quando Sofie diz a sua mãe para parar de gritar, parece que, obviamente, só ela pode ouvir, seguido de mandíbula de sua mãe caindo sempre tão ligeiramente para indicar seu tormento interno e Sofie tornando-se ainda mais angustiado do que antes. A cena é desfocada para evitar ser demasiado gráfico (embora agora parece domar por A Guerra dos Tronos` normas), mas também para impedir-nos de aprender a identidade do estuprador. É neste momento, em alguns aspectos, Sofie começa a se tornar um personagem mais interessante do que Ben com uma história de volta cada vez mais intrigante e a capacidade de receber visões, bem como, o que sugere que ela pode ter um papel maior a desempenhar na mitologia geral.

Além de ser um dos momentos mais escuros do episódio levanta uma questão importante que tem sido sugerido antes, o que é a identidade do pai de Sofie. Este é um momento significativo no show, como é o início de um caminho convergente para Ben e Sofie, embora eles estão longe de perceber.



Patrick Bauchau está em boa forma, mais uma vez e é um desempenho particularmente divertido como nós conseguimos ver o mentalista wow as multidões no carnaval. Embora inicialmente ele trabalha a multidão, Ben e Samson parar de assistir e o pequeno homem tem um ás na manga, enquanto ele tenta descobrir o que Lodz é de até. Colocar medalha de Scudder nas mãos da multidão que passá-lo para a frente, Lodz toca e imediatamente vai para um ajuste como ele vê o mesmo tipo de visão envolvendo Cavaleiros Templários e todos os tipos de imagens perturbadoras (como cabeças decapitadas em picos e cortado pés em uma cesta), como Ben viu na "Lonnigan, Texas"Quando ele entrou em contato com o anel de Boffo.

Além das imagens familiares, Lodz grita uma frase latina que Ben alguma forma se traduz em "por este sinal que conquistar". Não só é um espetáculo cativante mas vê a desconfiança de Lodz de Sansão vir à tona pela primeira vez. É uma rivalidade interessante e que resulta em o chefe dando Ben um ultimato, confiar nele ou Lodz. Neste ponto no show que é difícil saber cujos motivos são os mais puro. Lodz está desesperado para ser o mentor de Ben, e apesar de seus esforços são em vão, ele parece estar empurrando-o na direção certa, mesmo se o garoto se recusa a aceitar sua ajuda. Suas motivações pode parecer um pouco egoísta, mas então o que Samson poderia esperar para ganhar (além de um inferno de um ato de carnaval) de orientar Ben em seu caminho o seu também não são óbvias.

Minhas partes favoritas, no entanto, são as breves cenas em que temos de ver como o irmão Justin está progredindo no asilo. Segue-se na muito bem de onde o deixou e ele agora exibe um controle muito maior sobre seus poderes, fazendo com que um companheiro paciente a andar várias vezes em uma parede até que sua cabeça sangra e seu psiquiatra para escrever o que ele teria feito que ele tinha sido dado a caneta e papel que ele previamente solicitado. Quando ele sai do instituto, o arco da história curta que começou com ele salta fora a Ponte dentro "O Rio"Está concluído e vê-lo ficar um passo à frente de Ben, como sua boa contrapartida é relutante em desenvolver o seu próprio dom. Enquanto Ben parece mais dispostos a seguir Samson, avisos Lodz `que Ben deve aprimorar é habilidades, a fim de proteger as pessoas que ele se preocupa certamente parecem genuína dada desenvolvimento de Justin e habilidades mais assustadoras.

Além de Ben, Justin e Sofie, evolução menos importantes incluem aventura contínua de Jonesy com Rita-Sue após Felix pediu desculpas e não havia um entendimento de que era um one-off, e Tommy Dolan fazendo um movimento em Iris. O caso de Rita-Sue e Jonesy adiciona cor de fundo um pouco mais-novela eqsue, mas certamente não é tão interessante quanto as outras coisas que está acontecendo, e a cena em que a sua tomada de amor é inter-cortado com ato cobra de Ruthie senti que tinha o potencial para ser bom, mas acabou por ser um pouco estranho.

Depois de um par de episódios excelentes, embora aqueles em que não uma enorme quantidade aconteceram (Justin passou algum tempo que coloca nas margens de um rio, enquanto que Ben foi enviado em uma perseguição de lagosta-boy selvagem), não há mais ação e emoção em `Insomnia, `que traz consigo algumas bastante grandes respostas e pistas onde a mitologia está em causa. A beleza destas respostas é a maneira pela qual eles estão casualmente para o público, mas não às pressas ou sem pensamento. Ao contrário de alguns shows serializados, onde parece que a mitologia é composta como ele vai junto, Carnivàle de tem um plano de jogo claro e cada nova resposta lança um pouco mais de luz sobre o quadro geral. Como é frequentemente o caso com outros programas baseados mitologia, mais perguntas surgem a partir das respostas que nos são dadas, e não é nenhuma coincidência que no mesmo episódio que nós aprendemos de parentesco de Ben, a questão de quem o pai de Sofie é trazido para a ribalta.

8,5/ 10 Estrelas Seriable

 Leia mais Carnivàle comentários

Artigos relacionados