Cartermatt estendida: revisitando "a toupeira, `jóia subestimado da tevê da realidade, 15 anos depois

Extensão ;Em algum momento durante este CarterMatt Extensão série, só fazia sentido para escrever sobre "The Mole". Esta foi uma série que muitos por aí considerar uma das maiores competições realidade cada vez feitos- era o jogo da pessoa de pensamento, que combinados estratégia com a pista-caça, observação, e habilidades sociais. Foi frustrante para os espectadores de um jogo em que todas as respostas foram dispostas sobre uma mesa na frente de você, deixando-o a tentar decifrá-los com pouco ou nenhum sucesso. Quem é a toupeira? Essa foi a pergunta no centro de tudo. Descobrir isso, e você ganhar o grande prize- falhar, e você tornar-se encerrado a partir do jogo em uma cerimônia dramático, coração batendo.

Quando percebemos primeira no início deste mês que este foi o 15º aniversário para o show, foi um choque. Reality shows tem ido em tantas direções uma vez que, nem todos bons, mas nós gostamos de pensar que esse show teve algum tipo de influência sobre a mistura variada de shows que agora olhar para toda a paisagem. Foi um criador de tendências, um passeio de emoção, e um conceito bem antes do tempo.

A história de origem

De volta ao verão de 2000, um certo show chamado "Survivor" estreou na CBS, e seria um desperdício de tempo e espaço para experimentar e discutir o seu impacto cultural. Existem milhares de peças CarterMatt estendida que poderiam ser escritas sobre essa mesma coisa. O que importa para a causa deste artigo foi o que aconteceu nos meses que se seguem. Redes estavam em um frenesi de tentar capitalizar sobre este gênero totalmente novo da televisão, ordenando tudo e qualquer coisa que se sentiam ia ser algum tipo de conceito euqally-digna. A maioria deles eram terrible- houve mesmo um show chamado "Lost" que era tão memorável do show ABC icónica foi capaz de usar os mesmos anos de nome mais tarde sem que ninguém se importar.

"The Mole" começou lançando o mesmo verão que "Survivor" golpeou o ouro, e pela queda, a primeira temporada foi filmado. O show estreou em janeiro de 2001, tendo o tipo de resposta rápida que você raramente visto na TV estes dias. Mais tarde, naquele mesmo ano season 2 estreou, mas no rescaldo do 11 de Setembro e também devido a uma má intervalo de tempo nas sextas-feiras, o show acabou sendo puxado e adiada até o verão. (Ele foi ao ar na íntegra lá.) Low classificações são, infelizmente, algo que vai ser uma parte da conversa nesta peça frequentemente.

Brilho na traição

O "The Mole" fez tão brilhantemente em suas primeiras temporadas foi remover algumas das confusões de reality shows semelhantes, onde se perguntou quem era o herói e quem era o vilão. Você teve vários heróis que competem por um prêmio que seria o culminar de todo o dinheiro ganho em missions- separada, em seguida, você teria um vilão (Mole), cujo trabalho era para sabotar estes heróis. Havia um ponto de partida e uma narrativa fácil para anexar. A partir daqui, a competição tornou-se mais complicado e complexidades estratégicas tornou-se uma parte da equação. Os competidores poderia fingir ser o Mole por sabotar as missões a si mesmos, avaliar se o risco de perder o dinheiro do pote se isso significa que eles poderiam ganhar no final. Enquanto isso, The Mole também pode ser enganoso, tentando particularmente difícil em certas missões, jogando efetivamente concorrentes fora o cheiro quanto à sua verdadeira identidade.

Não importa o que aconteceu durante o episódio, as regras, no final, foram os mesmos: No final de cada episódio, havia um quiz. Aqueles que responderam a maioria das perguntas corretamente ficou, e aquele que realizou o pior foi encerrado e imediatamente foi enviado para casa. Havia alguma coisa em vez glorioso na maneira em que o show removido competidores a partir da equação, apressando-los como se eles estivessem sendo puxado em quarentena para uma doença mortal.

Um outro elemento que fez as primeiras duas temporadas, de longe, o melhor foi uma jogada arriscada-mas-notável para a contratação de jornalista iniciante Anderson Cooper para ser o anfitrião. Muitos fãs de seu trabalho CNN pode até não estar familiarizado com a noção dele hospedagem realidade TV- afinal, ele mesmo se distanciou do show, quando mudou-se para o conceito de celebridade aguado das estações 3 e 4. Ele era um homem fantástica no centro da loucura, proporcionando momentos mais leves com os concorrentes enquanto ainda saber quando ser sério e quando cair a guilhotina metafórico. Parte da triste realidade sobre uma potencial avivamento é que as chances de nunca tê-lo de volta são quase nulas, e de forma compreensível. Obtendo-lo para hospedar novamente seria um ponto de venda.

O que deu errado?

É difícil apontar qualquer coisa além do erro de programação de temporada 2. "The Mole" nunca foi bem cotado para começar, e sofreu um pouco de uma avalanche de redes que tentam aproveitar a onda de reality show, até que caiu na costa. Não havia tempo para espectador-educação ou de tê-los interessados ​​em qualquer coisa que não seja a próxima "Survivor", que estreou em torno do mesmo tempo temporada 1 estava terminando seu funcionamento. Talvez se este conceito tinha sido antecipada em 2003 ou 2004, quando a mesmice no gênero começou o seu declínio, não poderia ter sido um resultado diferente.



Infelizmente, a decisão de ir com um conceito de celebridade era uma falha fatal. Enquanto Stephen Baldwin e Kathy Griffin (ironicamente no show depois da saída de Anderson, dada a sua empresa-longa história na véspera de Ano Novo) eram de televisão de entretenimento, o show circundante tornou-se aguado e brega. As missões eram menos complexas, e as questões menos difícil. Dennis Rodman conseguiu ser tão enganoso em "Celebrity Mole: Yucatan" que ele ganhou a temporada por enganar Mark Curry com uma maleta ... e por "tão enganoso", queremos dizer Um bom jogador poderia ter farejado "não enganosa em tudo." Dennis desistir de uma enorme quantidade de dinheiro como um falso Mole uma milha de distância.

Em 2008, o show acabou por tentar um retorno com todos os novos jogadores e um conceito mais semelhante ao original. Foi extremamente entertaining- no entanto, surgiu mais uma vez como uma vítima do mau momento. Era o verão depois da greve dos roteiristas, quando as redes estavam tentando encher sua programação com o máximo de programação realidade possível. Como um concorrente de um "Beauty in the Geek" temporada que foi ao ar durante este tempo, é fácil entender por que os espectadores estavam lutando para se engajar no momento em que o final da primavera e no verão surgiu: Burnout. Houve pouca nova programação diferente de televisão da realidade em redes por muitos meses no inverno, e como o ano passou, os telespectadores foram em grande parte doente dele e foram felizes que mostra scripts estavam de volta. Apesar de ser um sólido desempenho em avaliações de DVR (raro para o gênero), as classificações ao vivo ainda eram pobres o suficiente para que eles seriam uma decepção hoje.

O que poderia ter sido

Talvez a maior vergonha de perder "The Mole" Quando fizemos foi perdê-lo logo antes da idade de ouro do Twitter, Instagram e meios de comunicação social de que a variedade. Twitter foi em torno durante a temporada 5 (a empresa é realmente a celebrar o seu décimo aniversário este ano), mas foi depois da época em torno de 2009, quando ele começou a bater o mainstream e mais e mais redes começaram a tomar nota. Imagine como ABC poderia ter começado um movimento social lá usando hashtags, votações e outras ferramentas para facilitar a discussão, que é o que o show em grande parte prosperou diante. painéis de mensagens eram mais do refúgio nos primeiros dias, e se você não sabia para onde ir, estes eram difíceis de encontrar.

Desde re-cancelamento do show na América, o formato tem sido usado em outros lugares. Austrália teve uma versão que realmente correu por seis temporadas, com o seu mais recente enviada uma exibição em 2013. Um sucessor espiritual em "Whodunnit?" Veio e passou ABC- foi brilhante em suas próprias maneiras, mas sofreu em parte da promoção subpar e ter um conceito que, ao mesmo tempo divertido se você assisti-lo, provavelmente sentiu piegas para os telespectadores casuais (teatro assassinato mistério completo com um mordomo britânico).

Considere o buraco deixado por absence- do show, embora possa haver em qualquer lugar entre 15 e 20 shows scripts orientada para o mistério sobre a rede de televisão, como podemos não ter um reality show servidos ao mesmo assunto? "Survivor" e "Big Brother" são jogos estratégicos, mas um com diferentes regras e objectivos, onde você tem que contar com os movimentos feitos por outros- "The Mole" é finalmente um teste de seu próprio discernimento e habilidade. "The Amazing Race" tem a auto-suficiência, mas não tem esse componente intelectual consistente, e, obviamente, o talento mostra todas são baseadas em um tipo diferente de mérito. É o único jogo onde você sabe com certeza que outra pessoa está mentindo, e sua missão é descobrir quem é.

Podemos permanecer mimado com realmente uma inundação de outra tremenda programação realidade, mas é difícil ainda saber o que tanto "The Mole", e também a concorrência da televisão da realidade, poderia ter olhado como tinha esse show tinha quinze anos para refletir sobre novos conceitos e inovações.

-

Se você nunca vá para temporadas passadas de "The Mole" antes, recomendamos indo na Amazon e check-out. Você pode comprar a primeira temporada para menos de US $ 12 apenas não ir para a Wikipedia ou em qualquer outro lugar para ver os resultados com antecedência. Pode ser divertido para re-relógio depois que você sabe quem é o Mole é para pistas extras, mas é melhor ir no primeiro cego tempo. (Nós intencionalmente não incluímos os resultados para as estações 1, 2 e 5 deste artigo. Todos são dignos de descoberta.)

CarterMatt prolongado é uma característica, composto de artigos detalhados sobre vários temas de TV postados a cada quarta-feira. Se você quiser se inscrever para a notícia enviada a cada semana, você pode fazê-lo em nosso A página boletim.

Quer mais notícias de TV enviado para o seu e-mail todas as semanas? Assine nosso CarterMatt Newsletter!
Artigos relacionados