Harlan ellison processando nova regência, afirma `no tempo` arranca seu conto "> harlan ellison processando nova regência, afirma `no tempo` arranca seu conto

Sci-fi escritor Harlan Ellison está processando a New Regency mais Andrew Niccol`s Em tempo, alegando que o filme é uma imitação de sua história " `Repent, Harlequin!" Disse o Ticktockman. " Ellison tem uma reputação de ser processo-feliz - no passado, ele processou com sucesso para obter um crédito em o Exterminador do Futuro depois de afirmar que o filme foi baseado em episódios de Outer Limits que ele tinha escrito, e também teve escovas com AOL e ABC. Mais detalhes após o pulo.

de Niccol thriller de ficção científica se desenrola em um futuro distópico em que as pessoas parar de envelhecer aos 25 anos, altura em que eles perecer, a menos que eles podem dar ao luxo de comprar mais tempo. Justin Timberlake estrelas como Will Salas, que é forçado a ir a correr quando ele é falsamente acusado de assassinato.

Em comparação, o conto de Ellison é definido em um mundo onde a pontualidade governa tudo - atrasos e desperdício de tempo são crimes puníveis com pena ter esses minutos deduzidos de suas vidas. Os centros de acção em torno de uma figura chamada do Harlequin que se rebela por perturbar a agenda que sua sociedade tem definido.

Ellison está argumentando que as duas obras são claramente semelhantes, como eles são ambas definidas em um "futuro distópico corporativa em que todo mundo está atribuído um determinado período de tempo para viver" e envolvem uma autoridade chamada a "Cronometrista" quem impõe os limites de vidas das pessoas. Outros sobrepõe que Ellison destaca incluem "a manipulação do tempo um indivíduo pode viver, o tipo de morte vivida por aqueles cujo tempo se esgota, rebelião protagonistas da história, e assim por diante", escreve o The Hollywood Reporter. (Mais detalhes podem ser encontrados no terno real, que foi publicado aqui.) Ellison outras referências a peça pelo crítico Richard Roeper no qual ele escreve que In Time "é baseado em uma história brilhante pelo grande Harlan Ellison."

O processo exige que o lançamento do filme ser interrompido, e todas as cópias do filme destruído. De acordo com Ellison, Em tempo "Degrada" o "valor ea liquidez" de possível recurso adaptação cinematográfica de "Arrependei Harlequin!", Que tem estado em obras desde o ano passado.

Eu não vi o filme, nem li a história, então eu não estou em posição para formar uma opinião educada sobre o caso. Baseado no que eu li até agora, porém, eu sou cético do caso de Ellison. As duas obras definitivamente tem algumas coisas em comum, mas é um grande salto a partir de "sorta similar" a "imitação escancarada." Nenhuma das idéias que ele acusa Em tempo de roubar som tão único que poderia ter vêm de Ellison. ( "Rebeldes Protagonista contra o sistema, na esperança de destruí-lo" é a base de, o que, 80% dos thrillers de ficção científica lá fora?) A fim de ganhar o seu caso, Ellison terá de provar que Em tempo tem semelhanças substanciais para "Arrependei-vos Harlequin!" Desde que a lei de copyright cobre "de expressão e não idéias", ele vai ter que ficar muito mais específico.

Discutir: Você já leu "Arrependei Harlequin"? Você acha que Ellison tem um ponto?

[Fonte adicionais: Vulture]

Artigos relacionados